Marquês de Sade e o Sexo nas Luzes

«Franceses, um pouco mais de esforço para nos tornarmos republicanos!» (Marquês de Sade, A Filosofia na Alcofa).
Marquis de Sade

Enquanto tivermos vergonha de nós próprios como seres inteiros, continuaremos a ser monárquicos e não republicanos, teístas e não ateus, castrados e castradores praticantes e não fornicadores pela moral de dar satisfação à existência própria e dos outros.
Apesar de todas as aparentes revoluções de costumes, ainda somos ambivalentes nas nossas práticas sexuais, marcadas por um sentimento, por vezes vago mas poderoso, de culpa por um prazer que, de tão animal, não deveria ser humano. E, por isso, junto com a histeria religiosa, acabamos, mesmo fisicamente, por nos castigar ou por castigar aqueles que despertam em nós tão intenso e, na medida em que também é cultural, tão degradante desejo.
Por isso, a obscenidade é um meio de desprendimento da canga civilizacional, o esforço dúbio, pecador, de aceitação da nossa sexualidade. Por isso, o sorriso e o riso que o sexo suscita, essa outra forma de exorcisarmos a culpa de não cumprirmos um dever ou de evitarmos chorar por aquilo que nos foi ensinado estar fora, ou por dentro, da aparência sobre-humana que nos coroa a superioridade sobre todos os seres vivos e que queremos confundir com a nossa essência. Nós à imagem do indizível.
O ser de nós mesmos torna-se violência para com o ser dos outros e para connosco próprios. Sade e Masoch. Kant e  Freud.



Como escrevia Kant

«Acontece-nos frequentemente, com efeito, jogar com representações obscuras e ter interesse em dissimular à nossa imaginação os objectos que amamos ou que detestamos; mas, mais frequentemente ainda, somos o joguete das nossas representações obscuras, e o nosso entendimento não é capaz de se preservar das absurdidades às quais o conduz a sua influência, mesmo quando as reconhece como relevando da ilusão.
«Assim acontece com o amor sexual, na medida em que o que ele visa verdadeiramente é, não de fazer o bem do seu objecto mas sobretudo de obter gozo dele. Quantos subterfúgios não foram, desde sempre, precisos ao espírito inventar e desenvolver para lançar um véu subtil sobre o que, por certo, se gosta intensamente mas que deixa entretanto aperceber entre o homem e o género animal, no que tem de mais comum, uma proximidade tão grande que, nesse domínio, chama o pudor e que aquilo que se exprime a esse respeito não pode, numa sociedade refinada, afirmar-se cruamente, mesmo se quando se lhe dá uma transparência suficiente para suscitar um sorriso?» (Kant, Antropologia).
Anúncios
ML-Theory

A Marxist-Leninist Blog

John Riddell

MARXIST ESSAYS AND COMMENTARY

The Espresso Stalinist

Wake Up to the Smell of Class Struggle ☭

Viajar na História

Ontem, Hoje, Amanhã

Irresistível Mistura por Daiane Lopes

Receitas criativas, temperos e amor pela cozinha. A mistura irresistível do nosso dia-a-dia.

Philosophers for Change

Ideas for a new age

STALIN'S MOUSTACHE

Roland Boer's Blog: Marxism, Religion, Politics, Philosophy, whatever ...

communists in situ

leberwurst proletariat

Proletarian Center for Research, Education and Culture

...in the new exuberant aggressiveness of world capitalism we see what communists and their allies held at bay. - Richard Levins

Les Orwelliens

Collectif de journalistes souverainistes présidé par Natacha Polony

paixãoporlisboa

Espaço dedicado a memórias desta cidade

VITALIVROS

livros raros, antigos & curiosos

Sabores com História

São os Sabores que nos Definem. Fazem parte da nossa Herança familiar e cultural. Contam muito de Nós, e dos Outros. São, a par de Outros, dos melhores Contadores de Histórias que conheço. Até já.

Confrariamor

Dos Eventos à história das Confrarias... gastronómicas e báquicas, passando pelos produtos endógenos e as iniciativas que acentuam o que é diferente, único, genuíno, tradicional e que importa preservar e defender, num mundo global.

Fotoclube f/508

www.fotoclubef508.com

Oscar en Fotos

Reflexiones e ideas en torno a la fotografía

williambowles.info

Online since 1979

AntipodeFoundation.org

A Radical Geography Community

%d bloggers like this: