As Imagens da Nossa Ilusão ou Fundamentos da Ideologia – Questionário

 

Tenha diante de si as imagens, as acções e as interpretações imediatas que lhes deu. Não é possível, como talvez não possa ver. Em todo o caso, responda às seguintes perguntas:

1- Somos visados e condicionados pela razão, pelas emoções ou por ambas ao mesmo tempo? O que tem mais poder de persuasão em nós? Porquê?
2- Somos realmente condicionados de forma absoluta ou a nossa própria cultura e capacidade de reflexão e deliberação permite que façamos das formas de manipulação objectos do nosso próprio pensamento? Quer dizer, há ou não identificação total entre os conteúdos e métodos mentais aprendidos e as ideias e imagens que nos imprimem? Por outras palavras, somos um mero reflexo de conteúdos exteriores, ou podemos reelaborá-los, analisá-los, criticá-los com o nosso pensamento educado?
3- Quando nos achamos livres, não será o momento em que estamos mais condicionados? Quando julgamos que estamos a pensar e a agir por nossa livre vontade, não será porque estamos a fazê-lo por termos sido determinados nas nossas ideias e escolhas por forças e instituições sociais? Não será porque não estamos realmente a pensar ou deliberar mas apenas a reproduzir ideias que nos inculcaram e actos que imitamos porque há forças sociais que lhes dão um certo mas incerto valor?
Anúncios